Trabalho desenvolvido para o meu TCC || com obtenção da nota máxima.
O trabalho tem como foco a cidade de Florianópolis, que não possui uma marca expressiva, que demonstre seus atributos tangíveis e intangíveis.
Objetivo do trabalho
Desenvolver uma proposta de identidade visual flexível para a cidade de Florianópolis, a fim de promover a região por meio de um sistema visual que valorize suas características e peculiaridades.​​​​​​​
Identidade visual flexível?
Em contraste com o antigo paradigma da identidade corporativa, que valorizava uniformidade e consistência, o novo paradigma da marca sacrifica essas qualidades em favor da vivacidade e do dinamismo.  Se as pessoas podem mudar de roupa sem mudar seu caráter... por que as marcas não podem?” Neumeier, 2013.

Gil (2011, p.102) argumenta que identidade não significa igualdade, sendo que o dinamismo do logo não o arruína, e sim, cria significados e situações também diferentes. Se tem uma riqueza visual com diferenças dentro de um conjunto coeso e unido. De acordo com JOHNSON (2013), são ideais para marcas que fazem a utilização de diversos canais de comunicação e de linguagem, como Floripa, permitindo uma flexibilidade de aplicação em diversas circunstâncias, abrindo espaço para interpretação, entendimento e questionamento.
Para sintetizar os aspectos visuais da marca, elaborou-se um painel visual que, de acordo com Lupton (2017), é essencial para agrupar referências visuais a fim de definir a estética do projeto. 

O moodboard reúne elementos visuais importantes como cores, ilustrações, padrões e fontes, estando sempre em sintonia com o posicionamento da marca. As cores vibrantes, alegres, aconchegantes, remetem a elementos como mar, sol, areia e arquitetura, elementos fortes na cultura local. Os padrões apresentam curvas orgânicas e formas suaves e arredondadas. As fontes transmitem sensações de aconchego, proximidade e amigabilidade com o objetivo de se conectar com a comunidade.
​​​​​​​
Alguns dos rascunhos e conceitos descartados.



Foi elaborado um ícone minimalista, que representa o horizonte, o sol, o mar, a unidade e a comunidade, além da engrenagem, que remete a tecnologia. 

A dinamicidade do logo é dada pela variação do seu preenchimento, feito anteriormente em forma de pattern, totalizando 42 variações, remetendo a quantidade de praias catalogadas oficialmente em Floripa, mantendo o ícone e a tipografia como elementos fixos para manter a identidade e reconhecimento de marca. Essa categoria é nomeada de container, segundo Van Nes, 2012.


O logo é a "cara de floripa", elaborada uma tipografia amigável, divertida e descontraída, personalizando algumas letras, fortalecendo a ideia de caminhos e rotas, e, também, trazendo ideia de uma ilha dentro de um continente, presente nas letras LO e RI.

Também foi construída uma tagline que remete a diversidade da capital. Representando toda a alma da cidade, levando em consideração os critérios de ser uma frase curta, impactante e de fácil memorização.
Por isso, a tagline escolhida foi "diversidade que encanta”, a qual está diretamente associada à Ilha da Magia e por ser uma cidade que acolhe e encanta a todos com a sua diversidade e seus atributos multifacetados.
A Etimologia da palavra Encantar, segundo o Dicionário Houaiss, vem do latim incantare, “cantar, realizar encantamentos, enfeitiçar”.
A Tagline também é flexível e pode ser alterada conforme a área de aplicação da marca, como, por exemplo: diversidade que encanta; gastronomia que encanta; inovação que encanta.


Obrigada!

Back to Top